Suporte / Ajuda

Pesquise sua dúvida diretamente abaixo ou busque nos tópicos frequentes.

A Plataforma

Configure e publique seu Aplicativo

Após subir a edição, você precisa configurar o seu app. Essa é uma etapa importante para que sua revista tenha visibilidade, recomendamos seguir o guia:

Ícone

Formato: PNG, 1024 x 1024 px.

Não precisa deixar o ícone com os cantos arredondados, nosso sistema faz isso por você e já gera todos os ícones necessários pro aplicativo no tamanho certo.

Dica

O ícone é o primeiro contato do leitor com a sua revista. É onde os olhos se fixam primeiro e é o principal fator de diferenciação quando seu App está listado juntamente com outros. Ter um bom ícone faz o leitor escolher o seu App no lugar de pelo menos outros 10 que aparecerão próximo ao seu.

Um bom ícone deve ser apelativo, ter cores que o diferencie dos outros e se possível mostrar de forma lúdica ou metafórica o assunto da sua revista. Veja como referência os ícones no início do texto. Todos são relativamente simples, mas têm uma história para contar, criam curiosidade.

Usar a marca da revista nem sempre é a melhor opção, depende de quão conhecida sua marca é.

Evite texto dentro do ícone. Tanto o texto quanto o ícone são abstrações de uma informação, mas são abstrações diferentes e sobrepostos um atrapalha o outro. Sem contar que o texto em tamanhos muito pequenos fica ilegível.

Crie o ícone em 512×512 pixels, mas lembre-se que ele irá aparecer na tela em até 57×57 px (iPhones e iPods).

Referências interessantes sobre como produzir um bom ícone (em Inglês):

(http://www.pixelresort.com/blog/iphone-app-icon-design-best-practises/)

(http://photoshopcs6tutorials.net/30-ios-app-icon-designs-for-iphone-ipad)

Nome

O nome do seu aplicativo nas lojas. Recomendamos um máximo de 14 caracteres. Não use termos como “mobile, tablet ou apple e google” no nome do seu app, pois ele pode ser rejeitado na App Store.

Dica

É muito importante que o título do aplicativo seja bastante claro e que faça uso de palavras simples que as pessoas buscam ocasionalmente. Ou você faz uso de termos comuns ou precisa ter uma marca muito conhecida. Nem sempre temos o budget necessário pra fazer uma marca forte o suficiente, então aposte na busca de palavras.

Por exemplo, uma revista que fala de moda e tem um nome incomum, como “Top On”, atrairia muito mais downloads se o título do App fosse “Revista Top On Moda e Estilo” ao invés de somente “Top On”.

Descrição

Texto que descreve o tipo de conteúdo que sua revista possui. Esse texto pode ser extenso, não tem limite de tamanho. Use o máximo de palavras chave no texto que possam ajudar na busca, pois no Google Play essa é a segunda maior fonte de informação nas buscas. Na App Store a descrição não é usada pra buscas, mas é útil para conseguir que o usuário baixe seu aplicativo.

Dica

O texto descritivo é fundamental na escolha do leitor em baixar ou não o App. Quando o texto é bem redigido e minucioso o leitor se sente mais confortável em baixar o conteúdo. Conte na descrição sobre o que sua revista aborda, os diferenciais, e até um pouco da história dela. Não foque em detalhes das edições, porque essa descrição não será atualizada continuamente, busque assuntos mais abrangentes.

Junto a descrição existem as Tags, que nada mais são do que palavras-chave que apontem à sua revista. Use termos comuns e sucetíveis a buscas. O espaço é pequeno, use-o bem.

Breve descrição

A breve descrição é utilizada somente no Google Play, mas é importante porque aparece ao lado do ícone nas buscas.

Categoria

Escolha a categoria que sua revista se encaixa melhor.

Palavras-chave

As palavras chaves no iTunes connect são uma grande oportunidade para os aplicativos. São 100 caracteres que podem implicar a diferença entre um aplicativo bem sucedido, tendo centenas de downloads, e outro sem tráfego. As palavras chave, dentro do iTunes, são a melhor forma de marketing que você conseguirá fazer dentro da AppStore.

Dicas

  • Use todos os 100 caracteres: Não há razão para você deixar de maximizar a visibilidade do seu aplicativo não colocando todos os termos que estejam relatados ao seu título. Certifique-se que você preencheu todo o espaço com palavras-chave relevantes ao seu título.
  • Não inclua o nome do App ou da empresa: Na App Store o nome do seu aplicativo, combinado com o nome da sua empresa (detentor da conta da Apple) entram no algoritmo de busca, portanto, incluí-los novamente nas palavras chave é redundante e pode atrapalhar.
  • Não use espaços: Um erro muito comum é a utilização de espaço entre as palavras chave. Ex correto: Moda,beleza,maquiagem,dicas. Dessa forma você economiza alguns caracteres.

Usuário Twitter

Inclua seu usuário do Twitter (com o @, ex. @magtabtwit) para o incluirmos como um link nos shares dos leitores.

Página do Facebook

Inclua o link para sua página no Facebook, completo, para incluirmos nos shares dos leitores.

Google Analytics e Google Analytics Leitor

Você pode gerar relatórios de uso do aplicativo iOS e Android e do Leitor WEB pelo Google Analytics. Neste campo você irá colocar o seu ID de rastreamento. Na página RELATÓRIOS PELO GOOGLE ANALYTICS temo um passo-a-passo de como configurar sua conta.

Habilitar login no app

Marcando essa funcionalidade você habilita o login no App e se disponível no seu plano, você poderá gerenciar assinantes e usuários com acesso restrito.

Habilitar venda de assinatura pela loja

Se deseja vender assinaturas pela loja da Apple e Google, habilite essa opção e inclua um valor de venda. Esse valor é cobrado anualmente do usuário e de uma só vez. Na Apple a assinatura é automaticamente renovada. Ambas lojas irão ficar com 30% do valor da venda.

Criar edições pagas adiantado

Se sua revista lança muitas edições pagas em um curto espaço de tempo, sugerimos marcar esta opção para criarmos seus itens de venda (in-app-purchases) antes de você publicar a edição. Esse processo de cadastro de IAPs passa por revisão na Apple e se criados em adiantado esse tempo é minimizado.

Quando formos criar as edições em adiantado, precisaremos saber qual o valor de venda. Portanto configure o valor padrão de suas edições.

Logo e Splash

Editarapp3.png

Formato: PNG, 720 x 180 px.

A logo irá aparecer no topo direito do seu aplicativo. Recomendamos que deixe a logo com fundo transparente e com contraste ao fundo do tema que optar.

Imagem de abertura (Splash)

Formato: PNG, 768 x 1024 px.

Esta imagem irá aparecer por alguns segundos enquanto seu aplicativo está sendo iniciado. Ela pode ser alterada a qualquer momento na plataforma, mas só irá aparecer no aplicativo em uma segunda abertura, pois na primeira a imagem nova é baixada e enquanto isso a imagens antiga é utilizada.

Cabeçalho Google Play

Formato: PNG, 1024 x 500 px.

Esta imagem é utilizada pelo Google Play na tela em que seu app aparece para ser baixado. Utilize essa imagem para estimular o usuário a baixar seu app.

Tema

Editarapp4.png

Seu tema é a principal customização do aplicativo da sua revista. Escolha um tema que combine com sua marca.

Recomendamos utilizar o novo tema “Modern White” (o primeiro na seleção), para um tema moderno, clean e que dá mais foco no seu conteúdo.

Você pode também solicitar uma customização de tema pelo valor de R$ 799,00. Veja mais em Temas.

Hotsite e Leitor WEB embarcado

Editarapp5.png

Hotsite, ou Marketing URL

O link que aparece nessa seção aponta para uma página que criamos para ajudar você a divulgar sua revista. Nesta página o usuário vai encontrar o link para seu aplicativo na App Store e no Google Play, além da descrição da sua revista e se disponível no seu plano, um Leitor WEB Embarcado, com sua última edição disponível.

Leitor WEB

Você pode embarcar o nosso Leitor WEB com sua última edição no seu site ou blog. Assim como um vídeo do Youtube. Para incluir copie esse código HTML e cole dentro do HTML do seu site.

O tamanho da janela que vai aparecer pode ser configurada pelas variáveis width e height

Não encontrou o
que procurava?

Converse conosco para receber uma resposta
personalizada ou para obter assistência.

Quero saber mais sobre...

A Plataforma