Suporte / Ajuda

Pesquise sua dúvida diretamente abaixo ou busque nos tópicos frequentes.

Leitores

Relatórios pelo Google Analytics

O Google Analytics é a principal ferramenta de análise de uso no mercado hoje e engloba tanto relatórios para páginas da Internet como para Apps em dispositivos móveis.  A MAGTAB utiliza o Google Analytics em seus Apps para entender o comportamento de uso dos leitores nas revistas, para assim, melhorar o produto de acordo com suas necessidades.  A partir de fevereiro de 2014, estamos disponibilizando esses relatórios para nossos clientes. Mas para que isso seja possível, é necessário antes criar uma conta sua exclusiva para uso do App, e criar uma nova propriedade (ou “Tracking ID”) que será usada como referência para o App reportar os dados ao Google Analytics.  Siga as instruções abaixo de como fazer essa configuração e tenha mais uma forma de acompanhar de perto o andamento da sua revista!

Criando uma nova conta no Google

Caso você não tenha uma conta no Google (Gmail), será necessário criar uma. Sua conta de publicador para Android também pode ser usada. Para criar uma nova conta:
1. Acesse http://www.google.com.br/analytics.
2. Clique em Acessar o Google Analytics e siga as instruções.
OBS.:
Você pode usar uma única conta do Google para todos os seus Apps, porque eles já irão ficar separados por diferentes propriedades (e contas) dentro do próprio Analytics.

Mais detalhes sobre contas no suporte do Google: https://support.google.com/analytics/answer/1009694?hl=pt-BR&ref_topic=1009690

Criando uma nova Propriedade

Depois que tiver seu acesso configurado, entre no sistema do Analytics (mesmo logado, as vezes é necessário clicar em “Acessar Google Analytics” na primeira página).

Passo 1

Na primeira tela do sistema, clique em “Administrador”.

Passo 2

Clique em “Conta”, um menu “drop-down” aparecerá, nele, clique em “Criar nova conta”.

Passo 3

Nós damos suporte para relatórios tanto para os Apps Mobile quanto para o Leitor WEB. É necessário criar um tracking do analytics para cada plataforma, um para o mobile, e outro para WEB.

Todos os passos são idênticos, o que difere é que, na hora de criar a “Nova Conta” no Analytics, é necessário escolher a plataforma que o tracking ID será utilizado.

Na tela de “Nova Conta”, selecione a aba “Aplicativo para Celular” para criar o tracking para Mobile, ou em “Website” para criar o tracking para o Leitor WEB.

 

Passo 4

Em Nome da Conta insira um nome que ficará fácil para você identificar a que se refere, por exemplo, “GA Magtab”. No Nome do App insira o nome da sua revista ou app.
É muito importante marcar o “Fuso horário dos relatórios” para Brasil e sua área de tempo correta.

Passo 5

Em “Configurações do compartilhamento de dados” você pode optar se vai enviar os dados para outros serviços do Google ou não. Recomendamos desmarcar as 3 opções.
Em seguida, clique em “Obter ID de acompanhamento”.


Leia os termos e, para prosseguir, aceite-os.

 

Passo 6

Agora você já tem o ID de acompanhamento (ou Tracking ID em Inglês).
Esse é o dado que você deve copiar e colar em um email para suporte@magtab.com com o título “Google Analytics Tracking ID”. Informe também seus dados de cadastro e a qual Revista o ID se refere.

 


Pronto! Com isso podemos começar a gerar dados do seu App no Google Analytics.

 

OBS.:
Depois do envio do Tracking ID nós teremos que subir uma nova versão do seu Aplicativo, esse processo demora FALE CONOSCO via o email sac@magtab.com
Os dados NÃO são retroativos, portanto você terá acesso aos relatórios apenas a partir do momento em que seu App com a nova versão estiver disponível para seus leitores;

Apenas os leitores que atualizarem seu aplicativo reportarão dados, portanto é normal que no começo você veja menos downloads do que está acostumado.

Para Configurações Avançadas – Custom Dimensions para Mobile, acesse aqui …

Não encontrou o
que procurava?

Converse conosco para receber uma resposta
personalizada ou para obter assistência.

Quero saber mais sobre...

Leitores