fbpx Cinco cuidados com landing pages - Magtab

Blog

Confira as novidades do nosso sistema.

Cinco cuidados com landing pages

Cinco cuidados com landing pages

A tradução de landing page — “página de aterrissagem” — indica que ela é a porta de entrada de um site. Trata-se da página aonde um usuário chega depois de encontrar o seu site numa busca no Google, rede social ou em qualquer outro link de referência.

A principal finalidade de uma landing page para empresas de pequeno ou médio é coletar cadastros, especialmente se o objetivo for converter visitantes em clientes. Destacamos cinco cuidados que você deve tomar ao criar landing pages.

#1 Foque na oferta

As pessoas que chegam à sua landing page precisam receber uma orientação clara sobre o que devem fazer e onde devem clicar.

Em um tutorial, o Hubspot recomenda, inclusive, o uso de setas que façam o olho do visitante percorrer o caminho que leve para onde ele deve clicar.

Landing page

A ideia do Hubspot é usar setas para, por exemplo, indicar qual formulário o usuário deve preencher.

#2 Elimine distrações

Não deixe o visitante se desviar do caminho que você quer que ele percorra. Por exemplo, se você deseja que ele preencha o formulário, conduza sua navegação direto para lá. Isto significa não inserir links, menu de navegação nem outras rotas de fuga.

É o que faz, por exemplo, a landing page do AirBNB para donos de imóveis.

Landing page

Percebe como a nvegação vai em linha reta até o formulário?

#3 Enxugue o formulário

As pessoas têm tempo escasso na internet porque elas fazem muitas coisas simultaneamente. Ninguém quer perder muitos segundos ou minutos com você. Por isso, num primeiro momento, reduza a quantidade de campos. Peça somente o básico, como nome e email. Nos próximos formulários, você pode solicitar mais dados. Isso tende a aumentar as taxas de conversão

#4 Capriche no layout

Algumas empresas contam com um time de designers. Mas isso é privilégio de poucas. As PMEs normalmente contam apenas com freelancers.

Então, vale a pena ter em mente alguns princípios que podem ajudar bastante. Como este, do Hubspot, por exemplo, que diz que o contraste de cores é a forma mais fácil de destacar um objeto. A legenda da foto abaixo diz: “eu desafio você a clicar em qualquer coisa que não seja a lua”.

Landing page

Você pode aplicar esse princípio, por exemplo, à cor do botão do formulário da sua landing page, fazendo com que ele tenha contraste gritante com o restante da página.

#5 Explore a primeira tela

Neste caso, primeira e segunda telas não têm a ver com TV e celular, mas com a barra de rolagem. Considere a primeira tela aquela que é vista antes de o usuário fazer a rolagem para baixo do monitor.

O ideal é que o formulário esteja posicionado ali, na chamada primeira tela, de modo que o usuário não tenha de ficar procurando o formulário depois da rolagem.

Veja o exemplo de um e-book da Nauto. O resumo do conteúdo aparece do lado esquerdo e o formulário, do lado direito. Mas tudo fica logo na primeira tela.

Landing page

Takeaways

Uma landing page é a página de entrada de um usuário em um site. Você deve saber exatamente o que espera que as pessoas façam quando chegam a essa página. E deve fazer de tudo para que elas se comportem da maneira como você espera.

Categorias