fbpx Três exemplos globais de conteúdo feito com AMP Stories - Magtab

Blog

Confira as novidades do nosso sistema.

Exemplos de AMP Stories: BBC

Três exemplos globais de conteúdo feito com AMP Stories

Inspirado nos stories de Snapchat, Instagram e Facebook, o formato de AMP Stories ganhou adeptos de peso desde 2018, quando foi oficialmente abraçado pelo Google. Por proporcionar uma experiência agradável para o leitor e, ainda, conquistar resultados de SEO, os AMP Stories são usados para a produção de conteúdos especiais.

Selecionamos os exemplos de três grandes empresas de mídia internacionais acostumadas a atuar na vanguarda da comunicação digital. Todas já criaram seções específicas destinadas para conteúdos publicados regularmente no formato AMP Stories.

#1 CNN

A mais importante rede de notícias dos Estados Unidos, que em 2019 terá sua versão em português, mantém uma área chamada de “CNN Mobile Visual Stories”. Numa página, ficam listadas todas as AMP Stories, que são publicadas de quatro a sete vezes por semana desde 11 de setembro de 2017. Perceba, portanto, que a CNN começou a usar o formato de stories para site um ano antes de o Google aderir à onda.

Exemplos de AMP Stories: CNN

São pautas variadas, quase sempre trazendo curiosidades ou algum tipo de ensinamento de temas gerais. Por exemplo, no dia 8 de março de 2019, a CNN contou em AMP Stories os mitos e verdades sobre o horário de verão.

As imagens são criadas para a visualização em celular, na posição vertical, de modo que preencham toda a tela. Ao clicar sobre a tela, o usuário passa para o slide seguinte. Normalmente, os stories têm entre cinco e dez slides.

Exemplos de AMP Stories: CNN
Quando abre o mesmo endereço em desktop, o usuário enxerga não apenas as imagens e os textos da tela atual, mas vê a anterior e a posterior ofuscadas.

Exemplos de AMP Stories: CNN

Vale a pena clicar nas imagens acima, abrir a postagem tanto a partir de um computador quanto de um celular e ter a experiência completa de usuário.

#2 BBC

Com peso na Europa equivalente ao da CNN nos Estados Unidos, a britânica BBC também usa Easy Stories para fazer conteúdos de maneira parecida. Da mesma maneira, uma página reúne todas as AMP Stories como se fosse o menu de um blog. Publica stories algumas vezes por semana.

No caso da BBC, um alerta no rodapé avisa que “este é um formato experimental de AMP stories visuais”.

Exemplos de AMP Stories: BBC

Curiosidades e elementos da cultura geral normalmente são a pauta nesse formato. Até a retrospectiva de 2018 foi criada usando AMP Stories.

#3 Mashable

O Mashable está longe de ter o peso da CNN e da BBC, mas, em seu segmento, é poderoso. Trata-se do mais importante site especializado em temas relacionados a internet e mídias sociais.

Exemplos de AMP Stories: Mashable

Da mesma maneira, o Mashable tem uma página que lista os AMP Stories criados. Desde outubro de 2017, chega a publicar mais de um AMP Stories por dia. O Mashable faz reviews de dispositivos lançados no mercado, listas de novidades e publica notícias, entre outras pautas.

Entre os três exemplos citados neste post, o Mashable talvez seja o mais versátil de todos, uma vez que diversifica mais do que CNN e BBC nos propósitos das pautas escolhidas para AMP Stories.

Categorias