fbpx O que é presença digital? - Magtab

Blog

Confira as novidades do nosso sistema.

O que é presença digital?

O que é presença digital?

Existem diferentes definições sobre presença digital, mas todas convergem para a direção do que, em linhas gerais, diz o blog da consultora americana Clare Drake. Em suas palavras, “presença digital é tudo o que existe sobre você em ambiente online, desde os posts que você publica em suas redes sociais até os resultados que o Google exibe sobre você”.

O Google, por sinal, é o elemento mais importante quando se fala em presença digital. Nele, a cada segundo, 63 mil buscas são feitas, o que resulta em mais de 5 bilhões por dia. Isto significa que todo o mundo procura por praticamente tudo no Google.

Perceba, então, que presença digital é ser encontrado na internet de alguma forma — em especial, pelo Google, pelas redes sociais ou por qualquer outro caminho.

Acontece que quase metade das pequenas empresas brasileiras não tem presença digital. É o que mostram dados do E-Commerce Brasil de junho de 2017, segundo os quais 45% das microempresas do País ainda não estão presentes na internet.

Presença digital diz respeito a comunicação com os públicos de seu interesse. Para pequenas e médias empresas, tem relação direta com os negócios porque significa mais do que simplesmente existir na internet. Está relacionado a criar autoridade na área de atuação.

Por onde começar?

O ponto de partida é ter um site, que vai apresentar a empresa para o público online. Dali, são feitos links para redes sociais. Um bom roteiro, caso você queira ter presença digital, mas não tenha grande verba para essa finalidade, seria este:

  1. Procure uma agência ou mesmo um freelancer que desenvolva um site simples, que apresente a empresa e tenha apenas uma funcionalidade de conteúdo, que é o blog. Converse com diversos fornecedores até encontrar um que ofereça qualidade com um custo compatível com o seu orçamento.
  2. Produza conteúdo com regularidade. Para não errar, compartilhe o conhecimento que você tem, de maneira simples e séria. Ative apenas as redes sociais que vá conseguir ter tempo para atualizar pelo menos uma vez por semana. Se o orçamento permitir, contrate uma agência ou um freelancer para auxiliar no trabalho.
  3. Dê importância ao aspecto visual. Nos dois itens anteriores, importe-se com layout. Se você tiver noções técnicas de design, ok, pode se aventurar a fazer isso por conta própria. Mas, se não tiver, é aconselhável contar com a ajuda de um profissional — que, novamente, pode ser um freelancer caso o orçamento seja apertado.

A start-up Financiei é um bom exemplo de presença digital. A empresa acabou de sair do papel e está na fase em que os primeiros negócios são fechados com base no network dos fundadores. Mas os sócios buscam marcar presença digital desde o nascimento da empresa, com o lançamento do site e a ativação nas redes sociais.

Caso Financiei de presença digital

Aliás, uma empresa não precisa de muito mais do que isso para existir na internet. O trabalho mais árduo vem depois, com a criação de autoridade, ganho de relevância e consequente conquista de clientes.

Takeaways

A presença digital diz respeito a tudo o que existe sobre a sua presença na internet. Ainda que você não tenha total controle sobre o que vai ser dito sobre a sua marca, você tem muita influência sobre as menções. Por isso, comece com um site que apresente a empresa. De início, publique conteúdo que o tempo e o bolso permitem.

Categorias