fbpx Por que SEO é crítico empresas de pequeno e médio portes? - Magtab

Blog

Confira as novidades do nosso sistema.

SEO para PME

Por que SEO é crítico empresas de pequeno e médio portes?

Ter visibilidade no Google é um benefício que pequenas e médias empresas almejam porque ele é o centro nervoso da internet. Segundo o site Search Engine Journal, 75% das buscas online são feitas pelo Google. Isto significa que, se uma pessoa quiser encontrar um negócio como o seu, ela vai usar basicamente esse buscador, onde mais de 4 bilhões de buscas são feitas todos os dias ao redor do mundo.

SEO é, na prática, um conjunto de técnicas que empresas usam para aparecer nas primeiras posições de buscas orgânicas do Google. Entenda por “orgânicas” aqueles resultados que não são anúncios. São, portanto, gratuitos.

SEO: mais barato que publicidade

Segundo o site americano Leverage Marketing, a grande vantagem do SEO é que ele é mais barato do que comprar anúncios do próprio Google.

O Main Street ROI complementa essa informação ao recomendar que uma empresa que queira testar o Google Ads — sistema de publicidade do Google — invista de US$ 1.000,00 a US$ 2.000,00 em anúncios. Isso apenas para um teste inicial.

O site orienta, ainda, a gastar dezenas ou mesmo centenas de milhares de dólares em campanhas publicitárias no Google. Convenhamos: a maioria das empresas de pequeno ou médio porte não pode nem sonhar com esse volume de gasto em publicidade.

Os resultados em SEO, por sua vez, são mais demorados do que os de Google Ads. Não existe um tempo padrão para alcançar um bom ranqueamento, mas o Website Muscle fala em três a seis meses como uma média razoável para a maioria dos sites. Se, por um lado, SEO é mais demorado, por outro ele tem uma grande recompensa: não custa nada.

Dois Pilares do SEO

De forma prática, SEO é a combinação de dois pilares de um site.

O primeiro pilar é o aspecto técnico. Nesse quesito, entram elementos como velocidade de carregamento da página, códigos de HTML e Java Script usados para criar o site, adequação das páginas para celular e muitos outros elementos técnicos. Para simplificar, uma empresa pequena ou média precisa simplesmente ter ao seu lado um bom profissional de T.I. que dê esse suporte.

O segundo pilar é o do conteúdo. E esse é um trabalho contínuo. Porque o conteúdo precisa ser útil para o público. É um conteúdo educativo, e não promocional. E deve ser publicado com frequência e ser distribuído em redes sociais. O site BacklinkO apontou recentemente mais de 200 fatores de ranqueamento válidos em 2019, mas reforçou que conteúdo tem peso maior entre eles.

Vejamos um exemplo de um site que faz um bom trabalho de SEO.

Se você perguntar ao Google “o que é inteligência artificial?”, o primeiro resultado das buscas orgânicas é o do canal Tec Mundo.

E por que foi esse site que apareceu em primeiro em vez de qualquer outro? Porque tem essa combinação de qualidade técnica com o conteúdo que responde a pergunta feita no Google.

Assim como o Tec Mundo responde às perguntas na sua área de atuação, que é tecnologia, a sua empresa precisa esclarecer as dúvidas no seu segmento.

Takeaways

SEO é o conjunto de técnicas que ajudam um site a ranquear de forma orgânica no Google, gerando visibilidade e autoridade para a marca proprietária daquele site.

Categorias