fbpx Como AMP Stories ajudam o conteúdo a melhorar o SEO?

Blog

Confira as novidades do nosso sistema.

stories para seo

Como AMP Stories ajudam o conteúdo a melhorar o SEO?

As AMP Stories ajudam sites a ficarem melhor ranqueados em buscas orgânicas no Google. Quem faz essa afirmação a favor do formato — também chamado de Easy Stories — são sites estrangeiros com renome em marketing digital.

Um exemplo é o Visual Stories, especializado em conteúdo visual. Segundo um artigo publicado no início de 2019, “AMP Stories são uma grande oportunidade de SEO hoje. Com elas, ficará mais fácil conseguir bom ranqueamento em buscas por palavras-chave disputadas”.

A principal razão pela qual esse tipo de stories ranqueia é o fato de que os textos não estão queimados na imagem ou vídeo de fundo, como se diz no jargão de mercado. Entenda por “queimado” aquele tipo de legenda que faz parte do vídeo, sendo impossível removê-lo. Isso é diferente de quando o texto está sobreposto à imagem, como acontece em YouTube ou mesmo Netflix, por exemplo. Nessas duas plataformas, é possível ativar e desativar as legendas justamente porque elas não estão queimadas.

Perceba, no exemplo de uma Easy Stories abaixo, da própria Magtab, que o texto está sobreposto ao plano de fundo, mas não é parte integrante dele.

Os textos podem ser “lidos” pelo Google porque, tecnicamente, eles aparecem no código da página. Mas com uma grande vantagem: estão num formato mais agradável para o leitor, o que o Google valoriza.

Desde o final de 2019, quando o AMP Stories foi oficialmente anunciado pelo Google, esse formato tem despertado o interesse de especialistas e de marcas. Neil Patel,  empreendedor e celebridade do marketing digital em âmbito mundial, é um dos adeptos do formato.

Segundo Neil Patel, o conceito de AMP (páginas mobile aceleradas) amplia a visibilidade de um site. Ao usar imagens no formato de stories, uma página amplia sua chance de aparecer no carrossel de imagens do Google, que fica acima do primeiro resultado nas buscas. “Isso pode melhorar o SEO, gerando maior tráfego para o seu site”, indica ele.

Complementando nossos dados, o expecialista em SEO Samuel Schmitt em seu site, diz que como 60% das buscas hoje vêm de dispositivos móveis, AMP-Stories tem o potencial de aumentar o tráfego, simplmente por oferecerem uma melhor experiência mobile.

O Visual Stories explica que os AMP Stories melhoram as chances de bom ranqueamento orgânico por três razões críticas:

  1. Estão em conformidade com a orientação do Google para que sites privilegiem o mobile (base do conceito AMP);
  2. Melhoram a velocidade de carregamento, o que impacta na retenção do leitor na página. Hoje, 53% dos consumidores abandonam um site se ele não carregar em até três segundos.
  3. Ajudam em SEO para dispositivos móveis, que vão se tornando cada vez mais importantes.

Takeaway

AMP Stories são um formato agradável não apenas para o ser humano, mas também para o Google. Afinal, priorizam a velocidade de carregamento. Isso só é possível porque o texto não é parte integrante do vídeo ou imagem de fundo, mas se sobrepõe a ele.

Categorias