fbpx Como o padrão de tela vertical da web favorece os AMP Stories

Blog

Confira as novidades do nosso sistema.

Como o padrão de tela vertical da web favorece os AMP Stories

O celular mudou a forma como as pessoas se relacionam com as telas. Até a popularização dos smartphones, em meados dos anos 2000, o senso comum era o de adoção de telas horizontais. É uma herança do padrão dos aparelhos de TV, das telas de cinema e, nas últimas duas décadas, dos monitores de computador. Todos adotaram as telas na posição horizontal.

Hoje não é mais assim. Dados do Telegraph, do Reino Unido, e do eMarketer, dos Estados Unidos, indicam que as pessoas passam, em média, mais de 3 horas por dia com os olhos grudados na tela de seus celulares. Não por acaso, em âmbito global, a web já é mais acessada por mobile do que por computadores segundo a Statista.

De acordo com dados coletados pela CMW Wire, durante 94% do tempo, as pessoas estão usando seus celulares com a tela vertical. Com base nesse novo padrão, até mesmo mídias que nada têm a ver com portabilidade aparecem habitualmente “em pé”. É o caso, por exemplo, de painéis eletrônicos, como este, do Shopping Villa Lobos, em São Paulo.

Tela vertical no Shopping Villa Lobos em São Paulo

Até mesmo totens do mesmo shopping, que poderiam estar em modo paisagem (tela horizontal) acabaram sendo usados em modo retrato (tela vertical).

Tela vertical no Shopping Villa Lobos em São Paulo

A padronização do formato vertical favorece AMP Stories. Por uma razão simples. Se as pessoas usam mais o celular do que o computador para acessar a internet, o consumo de conteúdo também precisa acompanhar essa tendência.

A grande vantagem dos AMP Stories é que eles são adaptados a ambos os tipos de navegação.

Embora esse formato de stories tenha sido concebido para ser visto na vertical, seu uso está adaptado à tela na horizontal. É a aplicação do princípio do mobile first. Segundo o livro SEO 2019, de Adam Clark, o mobile first significa que “o Google vai predominantemente usar o conteúdo da versão mobile para indexar e ranquear os sites”. Os AMP Stories fazem isso naturalmente.

Takeaway

O formato de AMP Stories tende a se popularizar não apenas por ser agradável, mas por estar adaptado à maneira que, hoje, as pessoas consomem conteúdo na web.

Categorias